A busca de talentos acontece apenas nas cidades onde o Programa Bom Aluno existe, e é aberta ao público mediante divulgação nas escolas públicas e comunidade.
Para manter o nível de qualidade do Programa, é realizado um processo de seleção que compreende 5 (cinco) fases eliminatórias.
Perfil do Candidato
Para ser um Bom Aluno, o candidato precisa cumprir os seguintes requisitos:
- Residir em uma das cidades onde o PBA está situado ou em cidades vizinhas;
- Estudar em escola pública;
- Cursar o 6º ano do ensino fundamental;
- Ser disciplinado e dotado de iniciativa;
- Ter média bimestral mínima de 7,0 em todas as disciplinas, em todos os anos;
- Ter ao menos 90% de frequência escolar;
- Ser membro de uma família de baixa renda.
Processo Seletivo
O processo seletivo de cada cidade acontece de forma independente. Conheça as fases do processo de seleção:
Inscrição
Informe-se com a unidade do Programa Bom Aluno de sua cidade sobre o procedimento para o preenchimento da Ficha de Inscrição. A ficha pode ser física ou online conforme a unidade.
Avaliação
Se, após a análise da ficha de inscrição, os candidatos forem aprovados, eles serão convocados a uma avaliação de conhecimento, envolvendo conteúdos de Língua Portuguesa, Redação e Matemática, seguindo os parâmetros de base curricular do MEC, adaptados a cada ano.
Dinâmica de Grupo
As dinâmicas de grupo avaliam o perfil do candidato, conferindo se suas atitudes são condizentes com a filosofia do Programa e se ele dispõe de características como comprometimento, engajamento e responsabilidade.
Entrevista
O envolvimento da família é fundamental para que o aluno conquiste bons resultados. Para a entrevista, devem estar presentes os pais ou responsáveis pelo candidato.
Visita Domiciliar
É a última etapa do processo seletivo e conclui as informações somadas nas outras etapas, possibilitando uma análise mais adequada dos dados obtidos.
As vagas para o Programa são limitadas e, portanto, regulam a admissão dos novos integrantes. Com base no número de vagas de cada unidade, os estudantes que finalizaram as 5 etapas do processo são reavaliados, sendo escolhidos aqueles que melhor atendam aos requisitos estabelecidos pelo Programa Bom Aluno. Nessa ocasião, decide-se pela indicação ou contraindicação final do candidato.
Perguntas frequentes
Português: Leitura e interpretação de textos narrativos (crônica, notícia, reportagem, tira de humor)/ Anúncios publicitários e dissertativos (texto de opinião e charge )/ Classe de palavras: artigo, substantivo, adjetivo, preposição, pronome (pessoal, possessivo e demonstrativo)/ Tempos verbais do modo indicativo: presente, pretérito (perfeito e imperfeito) e futuro/ Sílaba átona e tônica/ Divisão silábica/ Acentuação gráfica.
Produção de texto (Redação): Produção de um texto dissertativo, com mínimo de 15 linhas, abordando um tema atual sobre a vida em sociedade. Serão avaliados os seguintes itens do texto: CONTEÚDO (abordagem adequada do tema) e ORGANIZAÇÃO (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Matemática: I – Números Naturais (IN): 4 operações básicas, Potência, Expressões numéricas, Divisores de um número natural, Cálculo do maior divisor comum (m.d.c), Cálculo do menor divisor comum (m.m.c.), Problemas, Análise de gráficos. II – Números Racionais (Q) – Frações: Frações equivalentes, Comparação de frações, Operações com frações e com números decimais: adição, subtração, multiplicação, Divisão e potência, Expressões numéricas, Problemas. Cálculo da porcentagem, Análise de gráficos, Números Racionais – Forma Decimal. III – Geometria: Ideias intuitivas ou fundamentais: ponto, reta e plano, Identificar os sólidos geométricos e figuras planas, Ângulos, Unidade padrão de comprimento (múltiplos e submúltiplos; mudança de unidade), Áreas do retângulo e do quadrado.
As atividades acontecem no período contrário ao turno escolar, 3 a 4 vezes por semana. A partir do 8º ano, as aulas passam a ocorrer 2 vezes por semana, e no 3º ano, 1 vez por semana.
Apoiamos o aluno até o término do ensino superior, desde que ele cumpra as regras do Programa: ser ótimo aluno, ter bom comportamento e frequência.